Acta Draconis é uma obra literária de adaptação, que visa unificar num mesmo contexto geográfico várias histórias, epopéias, contos e universos da literatura popular, além de produções próprias do autor, estruturada sob um conjunto de três literaturas interligadas: Brasil SD, Aeon e Zolkmanne, exploradas ao longo deste blog.
AUTOR: S.A.Marques
ANO: 2008-2023: fase de rascunhos; 2024-:fase de escrita.
FORMATO: blog.
O projeto passou por diveros formatos, quase todos no dilema de definir uma área geográfica no mundo real que pudesse abriga-lo. Com ferramentas de Google Earth, softwares como PhotoScape e PhotoFiltre, e mapas modificados de muitas regiões, pricipalmente da Austrália, a ideia passou por diversas fases e protótipos, até em fevereiro de 2024 se definir a região ficitícia da ilha de Pacaus, localizada no Atlântico Norte, entre a América do Norte, Caribe, Europa, África e América do Sul.
Definida a base geográfica, para a construção de Acta Draconis, o editor fez uma indexação de sua anciente pesquisa sobre algumas das mais importantes histórias, sagas e universos de magia da literatura moderna, bem como lendas e mitos ancestrais. A proposta era usar Acta Draconis para aglutinar, com o menor arrasto possivel, o máximo de histórias numa única linha temporal.
Uma proposta de indexar no mesmo espaço histórias tão diversas implica em prejuízos simbólicos, por exemplo: em Acta Draconis, Horgwarts não fica na Escócia, e elefantes (como em de Senhor dos Anéis) existem na ilha. Há uma imposição de mudanças na geografia e diversidade biológica do mundo real. No entanto, o prejuízo mais notável é físico: a área da ilha, cerca de 700K km², não condiz com continentes, como Terra Média, Nonéstica ou Nárnia, tampouco com dimensões paralelas ou mundos subterrâneos presentes nas obras literárias. É nessa dificuldade que reside a proposta mais fundamental de Acta Draconis, que é elaborar uma região que inclua o máximo de obras com o mínimo prejuízo médio para todas. Algumas obras, com Oz, foram fortemente relativizadas, outras, como Oopa Lompas, bem menos.